Um projeto consolidado que se tornou uma referência mundial

Foi José Francisco Irizar quem deu o primeiro passo ao abrir sua ferraria em Ormaiztegi, uma pequena localidade eminentemente rural, mas muito bem comunicada com as localidades próximas. José Francisco deslocava-se a todos os cantos da região para atender aos vizinhos e camponeses a quem reparava e fornecia rodas para as carruagens.

O primeiro ônibus (1889-1960)

Em 1889 nasce a empresa Irizar, administrada pelos filhos de José Francisco, José Lorenzo e Cecilio. Seguem dedicando-se a fabricação de ferragens e rodas, e começam a oferecer o serviço de reparação de carruagens. Em 1927, fabrica seu primeiro ônibus com tração mecânica, um veículo de 22 lugares encarroçado sobre chassi adquirido pelo cliente Julián Apaolaza, na França. Um desafio que os irmãos Irizar enfrentaram com o espírito inovador, característica que os acompanharia nas gerações seguintes até tornar-se sinal de identidade da marca Irizar. Em 1929, o primeiro ônibus é encarroçado por Irizar. Pouco antes havia falecido José Francisco Irizar, sem suspeitar que os seus descendentes e quantos aderissem ao projeto transformariam a sua pequena empresa em uma referência mundial de transporte rodoviário de passageiros.

Em 1938, confirma-se o trabalho de encarroçamento de veículos com a construção de um ônibus sobre chassi Ford de quatro cilindros.

Em 1948, os irmãos Irizar incorporam o metal nos ônibus e lançam o primeiro veículo semimetálico do mercado, fabricado artesanalmente. Um ano depois chega o ônibus encarroçado sobre chassi Bedford e em 1951 é fabricado o primeiro ônibus dois andares. O ônibus com janelas curvas chegaria em 1952. Os ônibus totalmente metálicos não seriam fabricados até 1954. Além disso, a popularidade dos irmãos aumentou em 1950 com a “Rubia” (loira), uma furgoneta de estilo rancheiro que teve uma grande aceitação.

Em 1954 começa a fabricação de ônibus com estrutura e paineis metálicos, moldando um novo conceito para o futuro da Irizar.

Diante deste sucesso e a possibilidade de continuar crescendo, a Irizar entrou em contato, em 1956, com a companhia italiana Orlandi, que fabricava, naquela época, os melhores ônibus da Europa.

Também em 1956 são fabricadas as primeiras unidades com chassi novo de Pegaso. Um ano depois fabrica o primeiro ônibus que inclui os conceitos de design importados pela fábrica.

Em 1960 chega o ônibus urbano e em 1962 o modelo Leyland. Nessa década, a presença da Irizar se estende a todo Estado graças a relação comercial iniciada com Auto-Pullman S.A., que abriu o mercado para todo o Estado espanhol. Assim, os ônibus fabricados na empresa Irizar de Ormaiztegi começaram a ser vistos em Madri, Sevilha, Barcelona e Málaga.

Irizar e o movimento cooperativo vasco

Desde 1957 havia aparecido, ainda que de um modo tímido, uma nova concepção empresarial perto de Ormaiztegi, em Arrasate. O padre José Maria Arizmendiarrieta Madariagapromovia este modelo empresarial bem sucedido que valorizava as pessoas ao capital, uma fórmula empresarial que combinava com os valores que seu presidente, na época Miguel Mari Irizar, queria preservar e que reforçava o compromisso das pessoas com o projeto, em que os trabalhadores passavam a integrar-se como sócios.,

Assim, em 23 de março de 1962, os trabalhadores visitaram as instalações de uma cooperativa de Arrasate. Após essa reunião, quarenta e oito sócios fundadores, em 30 de maio de 1962, concordaram com a criação da cooperativa industrial denominada Irizar Sociedade Cooperativa Industrial. Em 1963, matriculou-se como cooperativa no Registro Oficial de cooperativas.

Constante Inovação (1970 – 1990)

Durante a década de 70 e 80, graças as constantes inovações e apesar da elevada competitividade do setor, Irizar foi considerada uma das melhores empresas fabricantes de ônibus do Estado.

Realizar um percurso pelos modelos que foram um marco neste período é a melhor forma de demonstrá-lo:

O destaque da década de 80 foi o lançamento, em 1989, do revolucionário modelo Irizar Century coincidindo com a celebração do primeiro centenário da IRIZAR. Embora grandes esperanças tivessem sido depositadas neste veículo, poucos previam o sucesso que alcançaria. Foi criado para realizar percursos regulares de média e longa distância, assim como serviços eventuais.

O ônibus com design mais vanguardista do mercado, conquistou os Prêmios de “Autocarro del Año”, na Espanha e “Autocarro del Año”, no Reino Unido. É o modelo da IRIZAR mais vendido no mundo, ultrapassando as 20.000 unidades, e ainda continua a comercializar este veículo.

Mudança de rumo (1990-1994)

No início da década de 90 definem as novas linhas estratégicas que farão com que a IRIZAR cresça de forma exponencial, e inicie a sua expansão internacional, levando à criação do GRUPO IRIZAR e lançando as bases do que hoje é a Irizar.

Koldo Saratxaga se incorpora a Irizar em 1991 e é quem lidera este processo, fazendo importantes mudanças que levam a IRIZAR a somar êxitos constantes. Resultado do forte crescimento, faz-se necessário um novo planejamento estratégico envolvendo todas as pessoas que, trabalhando em equipe, assumem uma nova cultura cujo objetivo é satisfazer ao cliente, sem dúvida, um dos pilares fundamentais para alcançar os objetivos do Grupo e impulsionar o crescimento.

Em 1993, um ano antes da entrada em vigor do Regulamento 66 antitombamento, IRIZAR desenvolve uma nova estrutura que cumpre com a referida normativa, tornando-se referência em segurança no setor.

Nesse mesmo ano, o veículo “estrela” da IRIZAR, o Irizar Century, é considerado o “Autocarro del Año” no Reino Unido, desbancando a empresa que havia obtido nas nove edições anteriores.

Expansão internacional da Irizar (1995-2009)

IRIZAR é um projeto com uma forte vocação de crescimento e com um marcado carácter internacional. Se no século XIX o desejo José Francisco Irizar era oferecer soluções inovadoras às demandas dos seus clientes, no século XXI a Irizar tinha que dar soluções inovadoras aos clientes que se encontravam em todo o mundo. Em 1995, inaugura a planta de produção de Tianjin (China), que é seguida, um ano depois, por outra unidade em Marrocos, e em 1997 no Brasil.

Em 1999, inaugura a fábrica no México, no Estado de Querétaro, uma localização estratégica para entrar no mercado do Canadá e dos EUA, um país, este último, em que os veículos Irizar foram apresentados dois anos atrás.

Em 2001, Irizar continua sua expansão

internacional e inaugura uma planta de produção na Índia junto com TVS e Ashok Leyland, e três anos depois desembarca na África do Sul.

Em 2001, é lançado ao mercado o Irizar pb, “Autocarro del año” na Espanha e “Coach of the Year” na Europa, veículo que recebeu elogios das melhores revistas especializadas na Europa “o ônibus mais econômico de todos os tempos” (Lastauto Omnibus, Alemanha), “o veículo mais confortável que já conduzimos” (Bus&Coach Buyer, Reino Unido). Este modelo possui um grande prestígio entre os motoristas graças à sua segurança e grande estabilidade na estrada, sendo ideal para percursos de longa distância e turismo de prestígio. Tal é a confiança que transmite a marca que mesmo sem ter mostrado imagens do novo veículo, foram vendidas 200 unidades antes do seu lançamento.

No ano de 2007, Irizar amplia a gama de produtos, lançando ao mercado o Irizar i4, concebido para atender os segmentos de curtas e médias distâncias, é o veículo de passageiros para concentrações urbanas, tanto para serviços eventuais como regulares.

No ano de 2009 lança ao mercado a versão Irizar i4 LE (Low Entry), primeiro ônibus baseado em conceitos de funcionalidade e com design de um veículo concebido para o serviço de transporte interurbano e metropolitano.

Em 2010, graças ao profundo conhecimento do mundo do ônibus e fruto do esforço por responder as necessidades do mercado, é lançado o modelo Irizar i6. Um veículo polivalente de alta gama, ideal para serviços regulares e eventuais. Destaca-se pelo seu desempenho, design, aerodinâmica, cuidado ao detalhe e conforto. Um veículo de última tecnologia, seguro, confiável e rentável. Prêmio “Autocar del Año” na Espanha, em 2011.

Lançamento da gama de ônibus integrais Irizar

Com o objetivo estratégico de ampliar a oferta de ônibus convencionais (chassi e carroceria) nos mercados que há demanda, Irizar lança em 2009 os primeiros protótipos da gama de ônibus integrais. Após concluir, com sucesso, os testes de durabilidade, em 2011, disponibiliza para os clientes toda gama de ônibus marca Irizar.

Trata-se de uma gama de ônibus que incluem os últimos avanços tanto em segurança ativa, como passiva: ônibus confiáveis, rentáveis e rápidos. Os veículos incluem componentes de colaboradores de máximo prestígio e confiabilidade: motores DAF, caixa de câmbios, eixos e direção ZF, suspensão e freios Wabco e a eletrônica de VDO Continental.

Assim, Irizar torna-se fabricante em ônibus e oferece ao cliente uma nova alternativa que complementa a atual oferta de ônibus fabricados sobre chassi de todas as marcas disponíveis nos diferentes mercados; marcas de chassi com as que se tem a intenção de continuar trabalhando.

O Irizar i3, o primeiro low entry da Irizar

Em 2012, Irizar amplia sua gama de produtos com o Irizar i3. O primeiro low entry da Irizar nasce da reflexão conjunta com os clientes e da busca de um produto mais funcional que complete a gama low entry com total garantia.

Desenvolvido para atender as necessidades de transporte nas concentrações urbanas, suas principais características são a acessibilidade e capacidade de adaptação às configurações desejadas por cada cliente.

A tecnologia e diversificação industrial como pilares fundamentais para o futuro

A tecnologia é outro dos grandes pilares e uma aposta da Irizar pela inovação e desenvolvimento do produto. Também desempenham um papel importante as empresas do Grupo especializadas em climatização para o setor de transporte (Hispacold); sistemas de portas e elevadores para pessoas com mobilidade reduzida (Masats); eletrônica de potência (Jema) e soluções inteligentes de condução (Datik).

Com isto, em 2012 se constitui o Creatio Centro de Investigação e desenvolvimento do Grupo Irizar, dedicado à investigação aplicada e ao desenvolvimento tecnológico, que apoia fortemente ao Grupo em seus novos desenvolvimentos de ônibus integrais e elétricos, assim como os componentes para os mesmos. Creatio é a chave para nosso desenvolvimento futuro, com o objetivo de trabalhar a inovação com uma visão de longo prazo, pensando na melhora da competitividade sustentável do Grupo e em seu crescimento gerador de riqueza e emprego no entorno de atuação. Destacar, dentro das linhas de investigação, a importância que tem para o futuro do Grupo o projeto de ônibus 100% elétrico com tecnologia Irizar. Os três primeiros protótipos serão entregues nas cidades de San Sebastián e Barcelona, em julho de 2014. O objetivo do projeto Irizar Eletric Bus é desenvolver um novo ônibus elétrico, superando os desafios tecnológicos atualmente existentes na estrutura, o sistema de tração, a geração e armazenamento de energia, comunicações, controle e operação. Ao mesmo tempo, pretende promover, de forma definitiva, o uso do ônibus como a melhor alternativa para o transporte massivo de pessoas nos entornos urbanos. Irizar se posiciona na vanguarda tecnológica europeia com um ônibus urbano 100% elétrico, zero emissões. Este é mais um passo, e de longo alcance, na aposta pela competitividade sustentável e solidez do Grupo Irizar

Irizar 125 anos

     

Valores Irizar